sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

"Metas de Desenvolvimento do Milénio"

A Tuberculose,a Sida e a Malária são as três grandes pandemias globais e chamadas de "Metas de Desenvolvimento do Milénio",que formam uma espécie de roteiro para a realização universal das condições básicas de uma vida humana digna,encontra-se o combate às três pandemias, com vista a fazê-las recuar como emergências de saúde pública global.
Neste combate planetário,todas as preocupações convergem para África, até porque continua a ser o continente mais pobre do mundo com apenas 1% do PIB mundial e com cerca de 260 dos seus 783 milhões de habitantes a viver com menos de um dólar por dia.
Tal como a riqueza gera mais riqueza, também a pobreza gera maior pobreza. Ora tal como existe um ciclo virtuoso do desenvolvimento,existe um ciclo do subdesenvolvimento que produz mais miséria e mais exclusão .Esta espiral é corrosiva no campo das doenças infecciosas.
África concentra-se 63% dos casos mundiais de HIV.Sida e 72% do total das mortes ocorridas em 2006 devido a esta doença. Em relação à Tuberculose(TB), uma grande percentagem dos casos mundiais concentra-se em Àfrica com uma taxa de incidência de 4% ao ano alimentanda pela epidemiada Sida.

Reflexão: Perante esta situação devemos ser dignos e arranjar meios para ajudar estas pessoas a combater a fome que leva á origem de certas doenças e combater contra elas(doenças) para diminuir o número de causas destas.

Fonte: National Geographic. Agosto 2007

Sem comentários: