quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Vidas paralelas no ventre

O que determina a diferença entre uma gravidez simples e uma gravidez múltipla?Partindo do óvulo recém_fecundado. O DNA do pai, contido na cabeça do espermatozóide, funde com o núcleo do óvulo da mãe.Os 23 cromossomas masculinos e os 23 femininos reumem-se para dar origem à primeira célula do novo organismo,sendo mais pequena do que a cabeça de um alfinete.
O óvulo fecundado, qeu desceu pelas trompas de Falópio até ao útero,divide-se pela primeira vez durante o primeiro dia.As duas células convertem-se em quatro durante o segundo,em oito durante o terceirio e assim sucessivamente.
Ao quinto dia, as células do embrião, agora denominado blastocisto,já se encontram organizadas no que será o corpo do futuro bebé,por um lado,e na placenta,por outro.Cerca de uma semana após a fecundação, o blastocisto adere às paredes do útero,depois de ter rompido a membrana do óvulo.Ali permanecerá durante37 semanas.
Em ocasiões especiais o embrião divide-se em dois,duplicandop-se dá origem a dois embriões independentes e idênticos.Serâo futuros gémeos,denominados monozigóticos(provenientes de um único óvulo)ou idênticos.Eem casos ainda mais excepcionais, a duplicação repete-se,dando lugar a quatro embriões:quadrigémeos,também monozigóticos.
Não há certezas sobre as causas deste comportamento,mas já foi possível comprovar que,numa elevada percentagem de mulheres,ele ocorre no princípio ou no fimda vida fértil. Os gémeos monozigóticos partilham uma estreita relação biológica e características físicas semelhantes.São quase sempre do mesmo sexo e têm o mesmo grupo sanguíneo.Embora muito parecidos entre si,nunca são cópias exactas uns dos outros.


Série documental"Vida no Ventre"
Realizada por David Barlow
Fonte:National Geographic.Maio2007

Sem comentários: